O grupo Divergualdade

O grupo Divergualdade
Um grupo em construção

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Intercultura

Olá, pessoal!
Adorei ter conhecidop o pessoal
E acho que temos coisas bem interessantes para "compartir"no dia 29!

Fiquei surpresa com a diversidade dos participantes do seminário. O grupo formado para essa disciplina era de pessoas de vários lugares diferentes. Havia poucos mestrandos e doutorandos. Estavam participando alunos especiais da graduação ou graduados há pouco tempo, professores de universidade e escolas, pessoas de diversas áreas e profissões, não apenas da Educação, mas todos em busca do conhecimento.
Segundo o professor Reinaldo Fleuri a Intercultura tem como questão fundamental “respeitar a diferenças, numa interação que não as anule, que ative o potencial criativo entre diferentes agentes e entre seus contextos”.
Então o professor Fleuri não só falou de diversidade cultural, mas nos fez vive-la como sujeitos de uma educação intercultural.
Sujeito – porque ele propôs que cada pessoa do grupo colocasse em um papel, resumido em uma palavra seu projeto de vida na atualidade. Ele sugeriu representações não só por escrito, mas utilizando outros recursos de expressão e comunicação da idéias como o desenho e a poesia. A arte procura representar o sentimento, o ser humano, suas expectativas e ansiedades diante do novo.
O “novo” era o grupo em busca de novos conhecimentos. Cada ser com sua história de vida e perspectivas diferentes. Mas havia também uma unidade no grupo – a busca pelo novo saber. A busca da compreensão da diversidade numa ótica educacional e intercultural.
A arte – forma de expressão daqueles seres humanos que se reuniam (se agrupavam em sub-categorias), até formar uma identidade de grupo, sem ferir a singularidade de cada um.



INTERCULTURA

AS DIFERENÇAS RESPEITAR
SEMPRE NUMA INTERAÇÃO
SEM NO ENTANTO ANULAR
CADA SUJEITO E SUA AÇÃO

E O POTENCIAL CRIATIVO
CONDUZIDO PELOS AGENTES
DE UM MOVIMENTO VIVO
EM CONTEXTOS DIFERENTES

O GRUPO CRESCE ARTICULADO
E NESSA UNIDADE PROCURA
CAMINHAR LADO A LADO
E CONSTRUIR INTERCULTURA


um abração
Katarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário